Qualquer momento*

0
QUALQUER MOMENTO ANTERIOR AO MOMENTO PRESENTE

1
MOMENTO PRESENTE E APENAS O MOMENTO PRESENTE

2
TODOS OS OBJETOS APARENTEMENTE ÚNICOS DIRETAMENTE LIGADOS A VOCÊ NO 1

3
TODOS OS OBJETOS APARENTEMENTE ÚNICOS DIRETAMENTE LIGADOS A VOCÊ EM 0 QUE VOCÊ CONSIGA LEMBRAR NO 1 QUE SEJAM IDÊNTICOS A 2

4
TODOS OS CRITÉRIOS ATRAVÉS DOS QUAIS VOCÊ POSSA DISTINGUIR 3 DE 2

5
TUDO OBTIDO DA EXTRAPOLAÇÃO DE 2 E DE 3 RELATIVO À DISPOSIÇÃO DE 2 EM 0

6
TODOS OS ASPECTOS DA DISPOSIÇÃO DO SEU PRÓPRIO CORPO NO 1 QUE VOCÊ CONSIDERE NO TODO OU EM PARTE ESTRUTURALMENTE ANÁLOGO À DISPOSIÇÃO DE 2

7
TODOS OS SEUS MOVIMENTOS CORPORAIS INTENCIONALMENTE EXECUTADOS SOBRE 2

8
TODAS AS SUAS SENSAÇÕES CORPORAIS QUE VOCÊ CONSIDERE DEPENDENTES DO SEU CONTATO CORPORAL COM QUALQUER UM ENTRE 2

9
TODAS AS EMOÇÕES DIRETAMENTE VIVENCIADAS POR VOCÊ NO 1

10
TODAS AS SUAS SENSAÇÕES CORPORAIS QUE VOCÊ CONSIDERE DEPENDENTES DE QUALQUER UMA ENTRE 9

11
TODOS OS CRITÉRIOS ATRAVÉS DOS QUAIS VOCÊ PODE DIFERECIAR 10 DE 8

12
TODAS AS SUAS LEMBRANÇAS NO 1 QUE SEJAM DIFERENTES DE 3

13
TODOS OS ASPECTOS DE 12 QUE VOCÊ CONSIDERE DEPENDENTES DE QUALQUER UMA ENTRE 9

* Adaptação de “Any moment”, Victor Burgin**, 1970

Não encontrei tradução para o português de ‘Any Moment’. Decidi me aventurar a produzir uma versão. Essa obra é muito boa e merece ser compartilhada com mais pessoas além da barreira da língua. Como não sou mestre em inglês (muito pelo contrário), abaixo incluo o texto original e sugestões, que possam aperfeiçoar a nova forma tupiniquim da obra, são muitíssimo bem-vindas. A empreitada está totalmente aberta a edições!

Mantive tudo em maiúsculas em respeito ao original.

** Victor Burgin chamou atenção no fim dos anos 1960 como artista conceitual fundindo fotografia e texto nas mesmas imagens. Hoje leciona como professor convidado em diversas universidades da Europa.


Original

0
ANY MOMENT PREVIOUS TO THE PRESENT MOMENT

1
THE PRESENT MOMENT AND ONLY THE PRESENT MOMENT

2
ALL APARENTLY INDIVIDUALOBJECTS DIRECTLY EXPERIENCED BY YOU AT 1

3
ALL OF YOUR RECOLLECTION AT 1 OF APPARENTLY INDIVIDUAL OBJECTS DIRECTLY EXPERIENCED BY YOU AT 0 AND KNOWN TO BE IDENTICAL WITH 2

4
ALL CRITERIA BY WHICH YOU MIGHT DISTINGUISH BETWEEN MEMBERS OF 3 AND 2

5
ALL OF YOUR EXTRAPOLATION FROM 2 AND 3 CONCERNING THE DISPOSITIONOF 2 AT 0

6
ALL ASPECTS OF THE DISPOSITION OF YOUR WON BODY AT 1 WHICH YOU CONSIDER IN WHOLE OR IN PART STRUCTURALLY ANALOGOUS WITH THE DISPOSITION OF 2

7
ALL OF YOUR INTENTIONAL BODILY ACTS PERFORMED UPON ANY MEMBER OF 2

8 ALL OF YOUR BODILY SENSATIONS WHICH YOU CONSIDER CONTINGENT UPON YOUR BODILY CONTACT WITH ANY MEMBER OF 2

9
ALL EMOTIONS DIRECTLY EXPERIENCED BY YOU AT 1

10
ALL OF YOUR BODILY SENSATIONS WHICH YOU CONSIDER CONTINGENT UPON ANY MEMBER OF 9

11
ALL CRITERIA BY WHICH YOU MIGHT DISTINGUISH BETWEEN MEMBERS OF 10 AND 9

12
ALL OF YOUR RECOLLECTION AT 1 OTHER THAN 3

13
ALL ASPECTS OF 12 UPON WHICH YOU CONSIDER ANY MEMBER OF 9 TO BE CONTINGENT

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