Ford, o dinheiro e a experiência

“Se o dinheiro for a sua esperança de independência, você jamais a terá. A única segurança verdadeira consiste numa reserva de sabedoria, de experiência e de competência.” — Henry Ford

Na verdade, acho que o Sr. Ford prejudicou demais o mundo com seus processos de mecanização e repetição, mas, se não tivesse sido ele, teria sido outro. O modelo social da época já nos empurrava para isso.

No entanto, existe algo único nessa frase, mas é preciso se livrar da segunda impressão. Sim, da segunda! A primeira é a imediata: “nossa, como ele era altruísta, preocupado com as pessoas e desapegado do vil metal.”. A segunda interessa mais. Não tenho dúvidas que a segurança que ele apregoa aí é a capacidade de gerar dinheiro. Basta reler a frase, ele menciona aspectos capazes de garantir a independência que ele trouxe na primeira parte. E independência financeira, sem dúvidas.

Agora, à terceira via: tentar, tentar e tentar. Seja lendo, assistindo, bebendo, rindo, chorando, empreendendo, viajando, casando, separando, construindo, demolindo, partindo, voltando, não importa. O que vale é não parar. Das tentativas nasce a experiência. E, na verdade, é a experiência que vai nos desenvolver sabedoria e competência.

Share

Comentários no Facebook

comentários no Facebook

Sem comentários

Deixe uma resposta

Seu email nunca é divulgado.Campos obrigatórios são marcados *